Bem vindo ao maior portal do oeste baiano.
Exame de sangue identifica estágios iniciais do Alzheimer.
02/02/2018 10:19 am

Um dos maiores desejos de toda a comunidade de familiares e cuidadores de pessoas com Alzheimer é que seja encontrada a cura da doença. Enquanto esse esperado momento não chega, a única coisa que sabemos é que há formas de se prevenir. Pelo menos, com relação ao diagnóstico, este exame de sangue tem trazido esperanças…

Mesmo sabendo quais atitudes tomar em busca de uma prevenção, muita gente acaba acaba prorrogando a adoção de hábitos mais saudáveis. E se fosse possível prever o aparecimento do Alzheimer, antecipadamente? Com certeza, as pessoas tomariam mais cuidados para adiar o início e o avanço da doença. Pois é isso que promete o novo exame de sangue, capaz de detectar os estágios iniciais do Alzheimer!

O exame que detecta o Alzheimer antecipadamente:

O exame foi desenvolvido por uma equipe de cientistas da Universidade de Rowan, nos Estados Unidos. Ele identifica um tipo especial de anticorpos do sangue, e por isso é capaz de distinguir o Alzheimer de outros causadores comuns de declínio mental, como problemas vasculares e depressão. Nos primeiros testes com amostras de sangue, os pesquisadores relataram 100% de precisão, sensibilidade e especificidade na detecção do Leve Comprometimento Cognitivo de Alzheimer, ou seja, a doença em seu estágio inicial.

Segundo Robert Nagele, um dos membros da equipe, “esta é a primeira análise de sangue utilizando biomarcadores de auto-anticorpos que podem detectar com precisão a doença de Alzheimer em um ponto mais cedo no decurso da doença, quando os tratamentos são mais suscetíveis a serem benéficos”.

De acordo com o pesquisador, já acontecem mudanças no cérebro 10 anos antes dos primeiros sintomas do Alzheimer, e é por isso que o exame é eficiente. O método ainda está em fase de pesquisas, e precisa ser testado em número maior de pessoas. Ainda há etapas antes que seja oferecido ao público. Mesmo assim, os resultados são animadores: embora seja inevitável que a pessoa venha a desenvolver a doença, ao saber de um diagnóstico com tanta antecedência ela pode mudar seus hábitos e adiar ao máximo o avanço do Alzheimer!

Rua Abílio Farias, 394, Centro, Barreiras - Bahia - CEP 47.804.080
Fone: (77) 3611-0101 / E-mail: adm@oestemania.com.br